terça-feira, 6 de maio de 2014

Sheherazadeando

No último sábado, 3 de maio, uma jovem mãe de família foi brutalmente espancada até a morte no Guarujá, vítima que foi de um boato espalhado pelas redes sociais.

Agressões físicas têm se tornado comum em nossa sociedade.  Nas escolas, nas baladas, nas arquibancadas, ou mesmo em casa. Não é privilégio de classe social, nem mesmo de nível de escolaridade. Espalharam-se por aí, sem distinção, e com uma gama de motivos que vai desde a inveja da beleza alheia até o senso (comum?) de se fazer justiça com as próprias mãos. Assim, o ser humano vai emitindo cada vez mais os sinais de degradação.

Por onde andam os nossos valores? Por onde anda o amor ao próximo?  E a educação, a gentileza, os bons modos, a generosidade?

Tenho me esforçado muito para compreender tanta transformação, sobretudo a banalização da vida humana. Difícil. Já culpei a televisão, a miséria, o sistema educacional. Já responsabilizei a elite e sua sanha de manter um país para poucos. A classe política e a justiça também já mereceram isso de mim.

Parece bobagem, mas ando estarrecido com a popularização da linguagem chula nas redes sociais e nos comentários postados em sites de notícias. Palavrões que antes eram usados apenas em rodas de amigos, se tanto, hoje circulam livremente pelo mundo virtual e, por inevitável, já alcançam as relações pessoais, entre pais e filhos, alunos e professores e por aí vai. Perdemos o respeito. Mais até por nós mesmos do que para com os nossos semelhantes. E quando isso acontece torna-se inevitável a degradação das relações. Daí a descambar para a violência física é apenas um passo.

Junte-se a isso o estímulo recebido de alguns profissionais da mídia falada, escrita e televisiva, formadores de opinião, e temos um terreno ainda mais fértil.

Mas afinal, que modelo de sociedade nós queremos? Qual é o papel do Estado nisso? Qual é o papel do cidadão? Qual é o papel dos meios de comunicação?

A propósito, li hoje uma frase no Twiter que me fez refletir: “A atual geração se informa com Rachel Sheherazade e ri com Danilo Gentili. Ainda vamos colher os frutos disso tudo”.