quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia com data marcada

Foto: Terra

Tanto quanto um show de final de ano do Roberto Carlos, todos nós brasileiros sabemos que tem enchentes em janeiro.  E não raro grandes tragédias.  Santa Catarina há 2 anos, Angra dos Reis ano passado, e agora a região serrana do estado do Rio.  Essas duas últimas não atingiram apenas os menos favorecidos das encostas, como é mais habitual.  Bairros inteiros foram devastados.  E já se contabiliza mais de 420 mortos.

No caso de Nova Friburgo, houve uma tromba d’água como nunca visto.  Acontece que uma obra iniciada em 1996, no rio que corta a cidade, sabe-se lá porque, até hoje não foi concluída.  E agravou ainda mais a situação.

Em São Paulo, o estrago foi um pouco menor, mas além de danos materiais, também há pessoas mortas e desaparecidas.


Foto: UOL


E a piada de ontem, não fosse trágico, veio do Governador Alckmin quando disse “Obras contra enchente não ficam prontas em 24h”.  Ora Sr. Alckmin, o seu partido está no poder em São Paulo há pelo menos 20 anos, incluindo mandatos seus!  E já há algum tempo tem na prefeitura da capital um aliado político do DEM. Será que 20 anos não são suficientes para obras contra enchentes?  Só os questionáveis piscinões? 

Agora ouvimos governadores, prefeitos e a presidente dizendo que recursos serão liberados para investimentos nas obras necessárias.  E aluguel social, cesta básica, liberação de FGTS.  Fica mais caro socorrer do que prevenir.  É óbvio isso.  Sem falar que a não prevenção custa a vida de centenas de pessoas anualmente.  Isso a esmola pública não resolve.

Não bastasse, tem a burocracia de sempre.  Hoje descobri que a verba federal para socorrer Angra dos Reis só caiu na conta da prefeitura no mês passado.  Um ano depois.  E mesmo assim, R$ 50 dos R$ 80 milhões prometidos.

A grande verdade, meus caros, é que obras de prevenção não são interessantes sob o ponto de vista político.  Tragédia consumada, é muito legal ver os políticos sobrevoando a região, dando entrevista, abraçando e confortando os sobreviventes.  Mas chegar lá num dia de sol, com céu azul, e dizer para aqueles pobres coitados que a o poder público vai desalojá-los das encostas, isso nenhum prefeito e governador quer ou faz.


Buemba! Começou o Big Bagaça Brasil, o realityputaria!


Fonte: UOL