quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Enquanto isso, no congresso brasileiro



É, tem jeito mesmo não.  Primeiro, aquele aumentozinho básico de 62%, com efeito cascata para todo mundo.  Todo mundo da corte, claro.

Mas, como o episódio do aumento passou batido, resolveram dar prosseguimento à farra.  Explico.  Com a posse dos eleitos para cargos majoritários (presidente e governadores), novos ministros e secretários de estados foram nomeados.  Para ficar apenas no senado, há casos de senadores que não foram reeleitos e que foram nomeados para o cargo de ministro.  Como a posse dos novos senadores acontecerá apenas no dia 1º de fevereiro, a legislação permite que o suplente assuma em seu lugar.  Por 20 e poucos dias.  Normal, dizem eles.

Assim, esses caras de pau terão direito a tudo que um senador eleito tem.  Salário corrigido, todas as verbas acessórias e até a nomeação de novos funcionários para o gabinete.  Ou seja, nós, pobres cidadãos contribuintes, teremos de arcar com mais esse custo.

Vá lá que a atual legislação permita.  Mas cá entre nós, é muito cinismo, não?  Enquanto se debate o novo salário mínimo – para ficar apenas nisso – o Ministro Mantega diz que se o congresso determinar um valor maior do que os R$ 540,00 propostos, a Presidente Dilma vetará. Ninguém bota a mão na consciência!  Para algumas medidas, há dinheiro.  Para outras, nem pensar.

E assim vai.  Será mesmo que todo povo tem o governo que merece?  Leia-se governo toda a estrutura de poder.  Estou começando a acreditar nisso.  Até porque, decorridos quase 30 dias do famigerado aumento, pouco ou nada se viu em termos de reação popular.  E se não fizermos nada, tudo continuará como antes.  Antes e sempre!

Sai presidente, entra presidente, e todos prometem uma reforma política (entre outras).  Mas ninguém consegue fazer.  Reclamamos muitos deles por isso, desde os tempos de Sarney.  Na verdade, o problema é mais embaixo.  Ou mais ao lado, em se tratando de Palácio do Planando e Congresso.

Escrito por alguém que insiste em permanecer brasileiro.