terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Viagem Sabática - Turquia

 

Iniciamos o nosso período sabático pela Turquia, na companhia de um casal de amigos queridos: Bethânia e Ricardo.

Anderson e eu já havíamos estado em Istanbul em 2009. Já conhecíamos um pouco, mas para nossa surpresa, muito ainda havia para ser visto. Afinal, é uma cidade com mais de 13 milhões de habitantes.

Eclética e divertida, ocupa ambas as margens do Estreito do Bósfogo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz dela a única cidade que ocupa dois continentesDesta vez, conhecemos rapidamente a parte asiática.  Pegamos um barco em Eminönü para Üsküdarr e depois um ônibus que nos levou até o Palácio Beylerbeyi. Menos conhecido e menor que o Dohmabaçe, mas não menos lindo. E tem um café super agradável no jardim.

Istanbul vista do Bósforo

Entrada do Palácio Beylerbeyi

 Palácio Beylerbeyi

Jardins

O lado asiático é menos turístico e por isso poucos ou quase ninguém “enrola” um inglês, espanhol ou português.  Foi uma experiência deliciosa perguntar e conseguir chegar onde queríamos! Claro que erramos um pouquinho, mas acabamos por descobrir um pier lindinho, cheio de pequenos restaurantes e cafés pouco frequentado por estrangeiros.

O retorno no começo da noite nos proporcionou uma vista deslumbrante da cidade, em seus três lados.
 Palácio Beylerbeyi 

Vista noturna de Istanbul 

Nosso hotel era no bairro Taksim.  Um centro comercial muito movimentado, especialmente pela população local. Desde a nossa 1ª vez, gostamos muito deste bairro para compras.  É menos turístico e por isso os preços são melhores.  Pode-se pedir um desconto (de 8 a 15%), mas não é aquela coisa cansativa da negociação com os turcos, especialmente os do Grand Bazaar.

Em nossas viagens, preferimos experimentar os transportes locais. Taxi só em último caso.  Para quem gosta de fazer o mesmo e se hospeda no bairro antigo Sultanahmet, a dica é pegar o TramVay (VLT) na estação perto da Hagya Sophia (ou Santa Sophia) e descer em Kabatas (atenção para pegar o que está escrito Kabatas na frente).  Em Kabatas, pegar o funicular que sobe até Taksim. Uma boa dica é comprar o cartão pré-pago de transportes de Istanbul.  Com ele, além da facilidade, paga-se menos pela tarifa.

A principal rua de compras em Taksim é a Istikal (Istikal Cadesi).  Ainda não utilizamos o bondinho antigo que transita pela rua, mas adoramos vê-lo passar.
Bondinho

Nosso lugar preferido para bebericar e saborear uma boa comida é o The House Café.  Um lugar moderno e cheio de gente bonita.  São vários espalhados pela cidade, mas o que mais frequentamos é o de Taksim.

Istikal Cadesi - Taksim - The House Café


Jantar no The House Café: peixe com purê de batata baroa e Meat Balls sobre pasta de iogurte e berinjela

É delicioso descer a Istikal Cadesi, entrar nos becos e descobrir as lojas, bares, cafés. Chegando ao final da rua e descendo uma ladeira chega-se à Torre Galata.  Vale a pena subir para ver a cidade.  Fomos durante o dia, mas deve ser lindo também ao anoitecer.

Torre Galata

Istanbul, vista da Torre Galata

Vista bonita também se tem do restaurante Vogue, além de boa comida. Fica na cobertura de um hotel situado numa parte alta da cidade. É um lugar bem chique e frequentado por pessoas bonitas. 

E falando de chique, adoramos o restaurante italiano PaperMoon. Comida excelente e local agradabilíssimo.  Anderson e Ricardo adoraram fumar um charuto ao ar livre!

Aliás, passeio ao ar livre é o que não falta em Istanbul. Existem vários bares descolados à beira mar para tomar um chá ou cerveja (e pode ser a cerveja turca Efes). Caminhar sem rumo, atravessar a ponte - por onde passa o Tramvay -  sempre cheia de pescadores, chova ou faça sol, dia e noite.  Assim como Anderson, os turcos adoram pescar. E os  pescados da região são deliciosos! 

Pescadores na ponte

Bem pertinho da ponte fica o Mercado de Especiarias - Spice Bazaar. Super colorido e cheiroso. Adoramos o restaurante Pandeli que fica dentro do mercado. Dos mais tradicionais e comida típica maravilhosa.

Spice Bazaar

Spice Bazaar

Bem pertinho do Spice Bazaar, há uma mesquita bem pequena e escondida.  Linda! Para chegar entramos em becos que nos remete ao mundo do Aladim. Mas se você não gostar dela, não se preocupe, pois poderá escolher alguma outra entre as mais de 3.000 que Istanbul possui.
Pequena Mesquita

E já que estamos falando de “programa cultural”, isto é que não falta na cidade. Visitar o Museu da Santa Sophia, Mesquita Azul, a Cisterna, Palácio Topikapi, Palácio Dohmabaçe e andar pelo colorido Grand Bazaar, mesmo que não queira comprar nada.

Santa Sophia

Mesquita Azul

Cisterna

Palácio Topikapi

Palácio Dohmabaçe

Loja do Grand Bazaar

Estes são os programas que qualquer turista de carteirinha não pode deixar de fazer.  Se não der tempo de ir a todos, faça uma seleção prévia. Uma dica que descobrimos nesta viagem e que vale a pena se não for com guia, é reservar o Palácio Domabahçe com antecedência pelo telefone 902123272626. Peça na recepção do hotel para fazer a reserva. Desta forma, não precisa enfrentar filas e economiza pelo menos 1h30. O palácio não abre na segunda e na quinta-feira.

Istanbul é uma cidade divertida e apaixonante. Não é à toa que já fomos 3 vezes e em cada uma delas tivemos diferentes experiências. Descubra. Tome suco de romã na rua, coma sanduíche de kebab, divirta-se com os turcos, entre nas ruazinhas, becos e galerias.

Romã turca

Fizemos um passeio inédito desta vez. Fomos à Capadócia.  Já havia sido recomendado desde a 1ª vez, mas não tivemos tempo na época. Saímos num dia e voltamos no outro. Suficiente para saber e sentir o que é a Capadócia e voar de balão.  Uma experiência única. Não dá para descrever. Acordar às 4h é sacrifício pequeno perto de tanta beleza.

Do balão

Do balão

Quanta história e sabedoria em um só lugar. Ficamos maravilhados com as cidades subterrâneas utilizadas pelos cristãos como refúgio e defesa contra os ataques romanos no século X . E tem também o Vale das Fadas com seus “símbolos fálicos”, originados pelas larvas vulcânicas ao longo do tempo.

Capadócia

Vale das Fadas e seus "Símbolos fálicos"

Entrada da cidade subterrânea
Adoramos a viagem. E temos a certeza de que retornaremos para novas descobertas.



Outras dicas da Turquia

- Araasta Bazaar - fica perto da Mesquita Azul (muito agradável para passear);

- Bairro Nisantasi e Shopping Istinye Park -  lojas de grife como Prada, Louis Vitton;

- Rua Akaretler (em Nisantasi) - lojas como Bottega, Lanvin, Alberta Ferreti, Jimmy   

  Choo e outras;

- Spice Market - Visitar as loja 82 (Ozer) e a 45 (Sufi) - bijouterias, roupas  e outras

  coisinhas diferenciadas;

- Papermoon, restaurante italiano; 

- Andar de barco pelo Bósforo (se o dia estiver bonito, ao pôr do sol é lindo!);

- Na Istikal Kadesi visitar a ÇiÇek Pasaji e Passage Markiz.

 

Outras dicas que nos deram, mas não fomos desta vez (vamos na próxima!)

- Tomar um brunch  aos domingos ou um chá no Hotel Ciragan (é um lindo palácio   

   antigo);

- Restaurante Sunset ou Ullus 29 - vista linda da cidade;

- Restaurante para peixe - Rumeli Iskele ou Kordon (lado asiático);

- Restaurante comida asiática - Zuma;

- Restaurante Tuus (no Sofa Hotel em Nisantasi);

- Restaurante Mikla (para jantar);

- Restaurante 360º;

- Vogue (linda vista da cidade);  

- Brasserie (para almoçar em Nisantasi);

- Borsa ou Kosebasi (comida turca);

- Almoçar no Four Seasons de Sultanahmet - era uma prisão antiga e fica perto do

  Palácio Topkapi;

- Shopping Kanyon, Akmerkez, Kanyon (almoçar no Wagamama);

- Hamam ou Banho Turco (adoramos quando fomos em 2009) Çemberlitas Hamam,

  construído em 1584 e Swissotel.

- Para visitar a Capadócia com uma empresa local: Meridien Tours  - Tel: 90 (212)   

  2178025.



Colaboração: Anna Christina

4 comentários :

  1. Vou acompanhar cada detalhe dessa viagem dos sonhos da minha amiga Anna.
    Parabéns pela realização desse merecido trajeto!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Gostei muito e quero um dia ir e conhecer o Oriente. Sucesso e conte mais! vou ler o Vietnã!

    ResponderExcluir
  3. Estive em abril 2012 na Turquia, é tudo isso que você disse e muito mais, páis maravilhoso, vale a pena visitar, tudo muito barato, comida excelente, povo educado, ruas limpas, não deixe de ir a Çanakkale....

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, Eunice. Um país maravilhoso. E ainda temos muitos lugares para conhecer por lá.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado