segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A importância da língua inglesa


New York City, 1981.  Eu havia chegado há alguns dias e me hospedara na casa de Edilberto, a quem eu entregara um presente vindo do Brasil.  Rosângela, uma amiga em comum, havia me pedido tal gentileza.

Não conhecia a cidade, não falava absolutamente nada de inglês.  Edilberto, muito simpático, sugeriu que eu ficasse lá até encontrar um local definitivo.  Amigo de Rosângela é meu amigo também, disse.  Ele dividia o apartamento com Fernando, de quem tinha sido companheiro.  Ambos gays.  E só descobri isso lá.  A nossa amiga me contara apenas metade da história.

Alguns dias depois, Edilberto chegou em casa dizendo que encontrara um bom lugar para eu me hospedar temporariamente.  Arrumei a mala e fui.

Na entrada, a placa: YMCA.  Inocente e desinformado, só me lembrei da música do Village People.  Mais nada.  Eu sabia até cantarolar, mas não tinha a menor idéia do tema tratado.

O quarto era minúsculo.  Um calor insuportável.  O banheiro, coletivo.  Pelo avançado da hora, não cruzei com ninguém enquanto me banhava.

Liguei a TV.  Passava um jogo da seleção brasileira de juniores.  Para driblar o calor, abri a janela e deixei a porta entreaberta, calçada por um chinelo.

Era a senha!

Não mais do que 10 minutos foram suficientes.  Alguém bateu.  Falou em inglês.  Não entendi nada.  Falou em espanhol.  Respondi em portunhol.  Pediu para assistir o jogo comigo.  Achei estranho.  Mas homens adoram futebol.  Porque não?

Trocamos algumas palavras e ele se sentou aos pés da cama.  Até então, era um torcedor dividindo as emoções da partida. 

De repente, mãos finas tocaram os meus pés.  Opa!  E enquanto a mão se movia delicadamente, percebi que o tom de voz já era diferente.

A ficha caiu!

E acabei perdendo boa parte do jogo para explicar ao companheiro torcedor que o sonho dele não tinha a menor possibilidade de se realizar.  E tudo isso em portunhol!

Ele foi extremamente educado e se retirou.

Assustado, passei a chave na fechadura.

Eu, hein?  Aff...

Young man, are you listening to me?
I said, young man, what do you want to be?
I said, young man, you can make real your dreams.
But you got to know this one thing!

No man does it all by himself.
I said, young man, put your pride on the shelf,
And just go there, to the YMCA
I'm sure they can help you today.