terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Viagem Sabática - Vietnam


Quando falamos de nossa viagem ao Vietnam sempre nos perguntam: mas porque escolheram o Vietnam?  Era um desejo antigo que surgiu após leitura de uma matéria sobre o país. E agora, quando contamos sobre Vietnam, acrescentamos: adoramos e pretendemos voltar nos próximos anos.

País com um povo guerreiro, delicado, receptivo e puro. Por todo lado que se anda, são notados ainda sinais da destruição provocada pela última grande guerra contra os USA. Mas é ainda mais visível o esforço despendido na reconstrução. É um país pobre, mas muito pouco ou nada se vê de miséria. Segundo nos disseram, todos têm acesso à alimentação e moradia. E à educação também.



Saímos de Roma e encontramos Tidda (mãe da Anna Christina), Jairton e Gabriel (amigos e torcedores do Santos) em Istanbul.  Eles vieram em um vôo direto SP-Istanbul da Turkish, com duração de 13h.  Voamos de Istanbul para Hanoi via Bangkok, aproximadamente 12h entre vôo e espera no aeroporto. Viagem cansativa pra gente.  Imagina para quem estava vindo direto do Brasil!

Em Hanoi, a capital administrativa e segunda maior cidade do país, pedimos indicação de um restaurante e nos deliciamos com o menu degustação do restaurante Wyld Lotus (55, Nguyen Du).

A comida do Vietnam é deliciosa e colorida.  Adoramos a maneira como eles ornamentam os pratos com florzinhas e bichinhos feitos com cenoura, tomate e pepino. Alguns pratos são parecidos com a cozinha chinesa, como os rolinhos de primavera e o camarão empanado.  Muitos pratos são à base de peixe, frutos do mar e arroz.  Adoramos uns rolinhos frios feitos com papel de arroz!  Aliás, o Vietnam, além da influência dos chineses tem também a dos franceses. 


No nosso roteiro tínhamos a manhã seguinte à nossa chegada livre.  Isto nos propiciou tomar café da manhã tranquilos e fazer nosso primeiro reconhecimento sozinhos de Hanoi. Fomos a dois mercados típicos vietnamitas. 

Nesse momento começamos a viver nossa maior aventura em Hanoi: atravessar a rua.  Imagine uma cidade com quase 7 milhões de habitantes e 4 milhões de motocicletas! Trânsito caótico... de motocicletas! Elas dividem espaço com carros, bicicletas, pedestres e mesinhas e banquinhos espalhadas pelas calçadas, onde os vietnamitas conversam, comem e bebem.





Atravessávamos a rua devagar e em bloco.  Braços dados e todos juntos.  Era engraçado.  No começo deu um pouco de medo, mas depois já nos sentíamos locais!

Nesse primeiro dia à tarde, a guia nos pegou no hotel e passeamos pela cidade em um táxi-bicicleta, se assim podemos chamar.  É um meio de transporte antigo daquela região. No nosso caso era estilizado, meio turístico, mas foi muito gostoso.


Pode-se usar esse meio de transporte ao invés de táxi, porém, sendo ele ou o táxi, deve-se sempre ter em mãos um mapa, perguntar quanto seria uma corrida até o lugar pretendido e negociar o preço antes. Caso contrário, corre-se o risco do motorista dar voltas e voltas só para cobrar 5 dólares a mais.

A guia nos levou a um teatro de marionetes na água - Teatro aquático Than Long. Lindo!  Bem típico, 1h de espetáculo mostrando crenças e cultura vietnamitas. Vale a pena! Em seguida, e bem perto, visitamos um templo antigo no lago da cidade.



Ainda nesse dia, deu tempo para passear pela Han Gai Street e Nha Tho Street. Muitas lojinhas para se garimpar artesanatos, seda, lenços e muita coisa linda.  Fuja das falsificações e prefira mesmo os artesanatos.  Mas tem que peneirar e pechinchar.  Os preços variam bastante.

À noite, fomos a um restaurante com comida típica, muita gente local e super barato (Restaurante Ngon - 26, Tranh Hung Dao Street).  Adoramos!

No nosso 2º dia no Vietnam fomos a Ha Long Bay.  A baía é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo e navegando por ela pudemos entender o porquê.  São 2 mil ilhas vulcânicas compondo um cenário inenarrável. Com a beleza, se encantavam os olhos e com o silêncio, os ouvidos.



Escolhemos no nosso roteiro conhecer o centro do Vietnam onde estão as lindas praias.  Infelizmente, não pudemos aproveitá-las.  Em primeiro lugar pelo clima chuvoso e mais frio e depois pelo pouco tempo que tivemos na região.  De qualquer forma, foi ótimo conhecer, pois nos provocou mais vontade de retornar. Março ou abril são os meses melhores. Ainda não muito calor e com preços mais acessíveis.

Voamos 1 hora de Hanoi para Da Nang e dali fomos para Hoi An. Da Nang é uma cidade nova, moderna, símbolo da reconstrução do país.

Já Hoi An é uma cidadezinha litorânea turística que nos fez lembrar Búzios. Lojas e restaurantes bacanas,  além de uma infraestrutura hoteleira de dar inveja.  Ficamos em um ótimo resort. Cabe lembrar que o pacote interno do Vietnam teve preços incríveis pela qualidade da viagem por lá.




No dia seguinte fomos para Hue, a antiga capital do vietnamita.  Visitamos a Cidade Imperial ou melhor, o que sobrou dela. Além de bonito foi triste vivenciar a destruição, especialmente após a guerra contra os USA.  Dos 100 edifícios da cidade imperial, hoje restam apenas 5 que para sorte da humanidade, a UNESCO está ajudando a restaurar.


Navegamos pelo Rio Perfume no dia seguinte e chegamos a um lindo templo.


Voamos de volta a Hanoi e jantamos no restaurante Club Opera (17, Trang Tien Street).  Esse restaurante vale a pena.  O ambiente é muito agradável com suas toalhas de linho (observação da Tidda!) e decoração impecável.  O menu degustação é fabuloso e a decoração dos pratos indescritível! E o preço se, comparado a um parecido no Brasil, nem se fala!


Tivemos mais 1 dia livre em Hanoi e decidimos fazer uma massagem no SPA do Hotel Meliá.  É imperdível e com preço super convidativo..

Passeamos pela cidade perto da Ópera e descobrimos um espaço bem chiquezinho. Lojas de griffe, uma praça deliciosa e um lindo hotel onde os noivos fazem as suas fotos para o álbum de casamento.  Eram muitos noivos e noivas chegando e saindo.  Sentamos na varanda do restaurante do hotel e ficamos apreciando!  Muito diferente daqui.  Eram vestidos e maquiados ali mesmo e depois príncipes e princesas prontos para as fotos.



Vietnam foi assim!  Poucos 8 dias, mas que deixaram em nós uma vontade imensa de voltar.  Se der, voltaremos a Hanoi,  mas queremos mesmo voltar a Hoi An e também conhecer o sul onde está Ho Chi Minh, a maior cidade e o maior centro comercial e industrial do país.  Só que na próxima vez será em março ou abril, sem frio, chuva ou vento, e com campos de arroz para apreciar!

Outros restaurantes indicados em Hanoi, mas que não fomos desta vez:
  • Ginger Bar (tem que reservar) - 87C Ly Thuong Kiet St Tel +84 4 3941 2099 / 2098
  • MAM - 13 Hang MAM St
  • Wild Rice - 6 Ngô ThiNham St
  • The Little Hanoi - 23 Hang Gai St

Guia local: 
  • Nhung Nguyen (se diz Niu) - nntk11@gmail.com - Tel : 0084 904 010769 (ela fala inglês e espanhol e prepara o pacote com hotéis, guia, etc)

Agência local
  • Asian Trails - www.asiantrails.info
Em tempo

Muitas são as lembranças que trouxemos e guardaremos desse país tão distante e tão diferente. Uma delas, em especial, marcará para sempre. Ao ser indagada sobre o sentimento do povo em relação aos USA - em função da guerra, a vietnamita respondeu: "Não guardamos rancor, não guardamos ódio. Esses sentimentos só fazem mal a quem os nutre."

Anna Christina & Anderson




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu recado