segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A evolução


Semana passada comprei um produto que custou R$ 4,58. Dei à balconista R$ 5,00 e peguei na carteira 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 

Por que estou contando isso? 

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1.  Ensino de matemática em 1950
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.  O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro? 

2.  Ensino de matemática em 1970
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.  O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. 
Qual é o lucro?

3.  Ensino de matemática em 1980 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.  O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro? 

4.  Ensino de matemática em 1990
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.  O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.  Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  ) R$ 20,00   (  ) R$40,00   (  ) R$60,00   (  ) R$80,00   (  ) R$100,00 

5.  Ensino de matemática em 2000 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.  O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.  O lucro é de R$ 20,00.  Está certo? 
(  ) Sim  (  ) Não 

6.  Ensino de matemática em 2007 
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.  O custo de produção é R$ 80,00.  Se você consegue ler coloque um X no R$ 20,00. 
(  ) R$ 20,00   (  ) R$40,00   (  ) R$60,00   (  ) R$80,00   (  ) R$100,00 

Onde vamos parar?